quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Sinais

Fui ver Babel.

Desde a primeira vez que vi o trailer eu gostei e coloquei na lista. Deixamos passar um pouco a euforia inicial e fomos ver.

O filme fala sobre muitas coisas, o que acaba diluindo uma mensagem mais marcante. Mas, pra mim, o título é explícito para ajudar a lembrar. Quem quer ganhar o Oscar não pode ser tão sutil. Hollywood. (escrevo sobre ser sutil ainda aqui nessa publicação.)

A cena que o americano abraça a esposa convalescente e ambos põem as cartas abertas resume tudo. Além disso, os intermináveis mal entendidos, nos mais diversos níveis, levantam outro aspecto da mesma temática. Tem milhões de outros assuntos abordados nas duas horas de escurinho do cinema, mas me deixei mais levar por esse.

Talvez estivesse sugestionável, pois ando pensando muito nesses dias que falhas de comunicação nos laços mais próximos tem acontecido comigo. Principalmente quando eu deveria dar "feedbacks positivos" (assunto do final de semana).

Escutei no fim de semana uma frase solta falando mal de se ser sutil. Ser sutil demais leva a não compreensão. Dificuldade em dar e ler muitos sinais importantes. Isso traz respostas negativas. Refém de sinais que confundem e são confundidos. Ser mais literal e confiar menos na sensibilidade?

É. Parece que algumas vezes comunicação ainda é mistério... Parece que algumas vezes há travas sem motivos. Inseguranças? Colocar mais as "cartas na mesa", pondo a cara a tapa?

Mas como eu ia dizendo, o que eu lembro é que o filme retrata muito bem as diferenças culturais de um mundo "globalizado", aproveitando pra esculhambar um pouquinho os Estados Unidenses. (Como dizia um professor, americano eu também sou!!!)

No fim das contas o que tenho certeza mesmo é que saí do cinema com o ombro dolorido, tenso, precisando de massagem e cheio sinais não interpretáveis (pra mim). Sinal que o filme foi bom. Me peguei me remexendo diversas vezes na cadeira. (Será que tá virando hábito? No Filhos da Esperança também foi assim...). Qualquer hora eu edito a publicação com mais baboseiras sobre o filme. Isso mesmo!!! Sobre o filme!!!

(Putz... depois que reli decidi: Vou trocar reticências por parênteses...)

Marcadores: