sábado, fevereiro 24, 2007

Frestas

"Começou a ser construída por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro imperador, Qin Shihuang (também Qin Shi Huangdi, Ch'in Che Huang Ti, Shih Huang-ti ou Shi Huangdi ou ainda Tchi Huang-ti). Embora a Dinastia Qin (ou Ch'in) não tenha deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra, ligados por argamassa feita de barro. Com aproximadamente 3.000 quilômetros de extensão, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.

A magnitude da obra, entretanto, não impediu as incursões de mongóis, xiambeis e outros povos que ameaçaram o império ao longo de sua história."

É dificil superar algumas barreiras. As mais complicadas são as internas, dentro do próprio reino, quando as incursões devem ser realizadas pelo próprio imperador (principalmente se ele não conhece a arte da guerra).