domingo, novembro 11, 2007

Eu vou retomar o raciocínio

Osso duro de roer. Arranque os olhos de um policial e coloque-os no lugar do seu. Zeromeia: Sinta como ele sente! Viva como ele vive!

Isso é o que o filme quer passar. Ele não quer entrar em discussão sobre a responsabilidade do usuário, sobre a hipocresia dos protestos de paz. Hipocresia é avaliar o filme sob esse aspecto.

Tem que olhar o filme como se fosse um policial. Aliás, o filme faz isso de forma espetacular. Tensões, emoções, sentimentos de quem está no 'front'. De quem se torna insensível para poder sobreviver.

E as frases são impagáveis. O meu amigo "nenet" tá excelente no papel do Capitão Nascimento:

"Missão dada é missão cumprida."
"Essa pica não é mais minha, essa pica agora é do aspira."
"Bota na conta do Papa."
"O que o Fábio não sabia era que, perto de mim, o comandante era uma moça. "
"Eu posso até te ajudar, aliás, eu vou te ajudar! Eu quero te ajudar! Mas agora você tem que me ajudar a te ajudar. Soldado, se você quer rir, tem que fazer rir!"
"E eu lá quero saber de numerologia."
"Tu é moleque!"
"Então senta o dedo nessa porra!"
"É nóis baiano, é nóis!"
"Pede pra sair! Pede pra sair!"
"Eu desisto! Eu desisto! Eu desisto!"
"Eu vou retomar o raciocínio."
"Zeroquatro, me dá a doze."
"O papo é reto comigo prayboy!"
"Já falei que isso vai dar merda!"
"O coronel ia chamar quem, a polícia?"
"O senhor vai dormir agora Zerocinco?"
"Ganhou nada perdeu!"
"Morte na praia é afogamento!"

Mas a melhor de todas é mesmo: "Xerife, o senhor é um fanfarrão!"

Marcadores: