quinta-feira, janeiro 04, 2007

Gorgonzola com limão

Tem coisas que se você avisa antes ninguém gosta e que se você fala depois ninguém acredita. Gorgonzola!

- Pique o gorgonzola bem picado. Misture com vinho branco para derreter. Ponha a noz moscada raspada, o suficiente para ficar gostoso sem ficar enjoativo. Reserve.
- Refogue o Cogumelo fresco com bem pouca mantega e cebola, depois de lavar bastante em água para tirar a areia. Deixe cozinhar um pouquinho no próprio liquido que o cogumelo solta, em fogo bem baixo com pouco sal. Reserve.
- Refogue em fogo baixo/médio o bacon picado grosso. Retire, reserve e retire o excesso de gordura. Reseve o bacon e a gordura.
- Na mesma panela do bacon, refogue a cebola picadinha, antes de dourar adicione o alho. Junte o bacon, o cogumelo e depois de um pouco, o caldo de carne (knorr não vale). Deixe reduzir um pouco.
- Adicione o leite. Deixe esquentar, mas bem antes de ferver, adicione a mistura Gorgonzola/vinho. Não deixe ferver. Vá adicionando o queijo prato ralado até engorssar. Se preciso, juntar creme de leite. Em último caso, bem pouca maizena, devidamente misturada em um pouco d'água. Mexer sempre. Fogo baixo. Não deixar ferver. No finzinho, salsa e cebolinha picadinhas.
- Quando o molho tiver grosso, jogar sobre o macarrão. O macarrão deve ser preparado em água, sal, fio de óleo, sem deixar cozinhar muito. Ao escorrer, jogar um pouco de manteiga ou do óleo do bacon e misturar suavemente.

Quanto mais tempo demorar de servir, mais vinho o pessoal já bebeu, mais fome o pessoal vai ter, ou seja, melhor será o prato. Por isso o fogo baixo é essencial... Outro ponto importante é uma boa música. Importante não, fundamental!

Ah... quando os curiosos olharem o gorgonzola com vinho separado, bem feio e fedorento por sinal, pode falar com convicção: "Ricota temperada. Bem suave. Uma delícia". E dissimular: "Pode me ajudar? Pega o leite lá no armário do canto por favor? Porque não pega mais uma taça desse cabernet chileno? Foi ele que trouxe, tá uma delícia..."

Depois é só provar o licor de limão...

Marcadores: