sexta-feira, janeiro 19, 2007

Besouros e bactérias

O cara do livro deve ter mesmo razão:

"A Históra da Terra contradiz a afirmação de que 'É melhor ser inteligente do que burro', a julgar pelo sucesso biológico de besouros e bactérias, por exemplo, muito mais bem sucedidos que os seres humanos em termos de sobrevivência.".

Já me flagrei muitas vezes pensando se não era melhor ser bem burrinho. É. Com menos percepção do que está ao redor, com menos indagações, com menos incertezas. Mais simples, ou menos complicado... Como queira. Sem questionamentos incessantes, sem devaneios incongruentes... Embreagado, apenas andando, apenas sendo (Já me tranquei muitas vezes nisso. Pode ser confortável.). Bactéria. ("A ignorância é uma bênção.").

Mas confesso que durante o ano passado tive uma prova muito forte de que a complexidade tem um sabor indescritível. Me remoí buscando respostas para muitos "porques" (Muitos banais, mas que estavam paralizados como um braço dormente. A busca das respostas estava adormecida.)(Buscar porques me faz lembrar a minha infância. Sempre fui muito curioso.). A complexidade cansa, mas puxa. É como sair tonto da piscina. Faz se sentir vivo, desenvolve músculos possantes. O que não se pode é se deixar destruir por essa busca de sabor. É preciso lembrar que todos temos, providencialmente, bactérias (e alguns besouros) dentro de nós.

O equilíbrio é sempre tão difícil? (Minha avó já dizia: Tudo demais é sobra).