quarta-feira, setembro 23, 2009

Mera consequência

Seguindo a linha "isso é importante de verdade", bons momentos recheados dos resgates (esses mesmos em pauta tão frequentemente nas últmas publicações dessa parede pixada) vieram mais uma vez por acaso. Talvez não tão por acaso assim. O cartaz já me passava alguma coisa nesse sentido. Não sei explicar direito o porque. Mas me passou.

Filmaço. Se fosse escolher já encerrava o ano com esse. Tema importante abordado de forma simples, despretensiosa. Muita poesia, fotografia e sonoridade. Obra prima.
A história em sí não tem a menor importância. O importante, como na vida, é como as coisas são encaminhadas ao longo dela. O que acontece ou deixa de acontecer, como na vida, é mera consequência. O carinho, as relações humanas, o amor, a atenção, como na vida, é que fazem as coisas valerem. O se meter no que não é chamado, quando com boa intenção, vale. A vontade, vale. O trabalhar, ajudar, vale. O querer acertar, como vale.
O amor pela vida faz toda a diferença. O saber viver faz toda a diferença. Sorrisos valem. A alegria de viver, por mais piegas e cafona que possa parecer para os intelectuais depressivos, vale. E como vale.
Mesmo que nada possa ser mudado, mesmo que tudo se mantenha, mesmo que o destino esteja fatidicamente traçado, o caminho já é o suficiente. O caminho por sí só já faz valer viver. Mesmo que no final seja preciso dizer Goodbye (e quando não é?).

Marcadores: