domingo, agosto 08, 2010

E agora? Coriander! (ou Qual o ponto? ou Eu preferia a moqueca)

Sábado sempre se tem a chance de pegar aquele peixe fresquinho na feira. O que não se sabe, é exatamente para que.

Mas como o filé de badêjo (ou badéjo?) estava bonito, acabei trazendo junto com uns camarões.

E agora?

Abri na pia, lavei com limão, temperei com o saralho turbinado (amassado de alho, sal, tomilho e sálvia). O camarão foi lavado com limão e temperado com saralho tradicional.

Até aí é moleza. Mas e o que mais? Sem idéia... Pega a caixinha de tempero pra ver se aparece alguma coisa... nada... Lê os nomes... nada... lê mais outros... Coriander... Que diabos é essa sementinha? Vai saber! Esmaga, com pilão, prova, humm... bom. Será que dá onda?

Moi com pimenta branca e lá se vão algumas pitadas por cima do filé.

Foi o tempo de lavar a alface, rúcula e rabanete orgânicos que as moscas começaram a rondar. Peixe = mosca. Mesmo que se esteja na Sibéria. Não tem jeito.

Daí vem a parte difícil. Grelhar o filezão. Frigideira, óleo e azeite. Antes tire do varal toda a roupa que houver e feche a porta da cozinha. Vai por mim...

Óleo quente, peixe borbulhando. Panela queimando... quente demais... baixa o fogo... peixe ensopando... frio demais... vira o peixe... branco demais... nao grelhou direito. Outro filé e a dança se repete. Um dia ainda aprendo...

No óleo que sobrou (tinha muito... um dia aprendo) e na mesma panela, foi a cebola em rodelinha fina. Depois fogo alto: Camarão! Doura de um lado, Doura do outro. Um pouquinho de conhaque (coisa fina mermão!) com fogo alto. Aquela flambada de chamar os bombeiros (Cuidado... inclusive com a coifa) tampa, deixa soltar o suco (coisa de ...) e pronto. Só não pode deixar o camarão ficar demais, porque se não ele emborracha.

Pra acompanhar apelamos para o arroz de ontem, incrementado com castanha de caju picadinha (aquela de por em cima do sorvete) devidamente aquecida (pra ficar crocante).

Pronto! Agora só falta limpar a cozinha toda pra que as moscas parem de entrar...

Marcadores: